terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Devaneios...

Quanto vale a vida de uma pessoa? Até que ponto uma pessoa pode chegar a fazer pra compensar um erro cometido? De que forma a consciência pode afetar alguém a ponto dela querer de todas as formas possíveis reparar um dano, uma perda?
Às vezes quando cometemos um deslize, ou mais que isso, um erro incomensurável, tentamos de todas as formas [pelo menos aquelas pessoas com um mínimo de decência] reparar, consertar de alguma forma o cometido.
Diante de situações desalentadoras, tristes, melancólicas as pessoas agem de maneiras que nem elas mesmas entendem, ou reconhecem de si, ninguém está pronto pra se ver dentro de uma perspectiva de alguém em sofrimento, e muito menos se ver na perspectiva de quem é o alento dessa pessoa que sofre.
Duas ideias não tão parecidas, mas que se complementam no que escrevo, o que se pode fazer pra compensar um erro? Seja qual for a proporção deste. O que fazer quando tudo em volta parece desmoronar, o chão se abrindo debaixo dos pés?
Creio que ninguém tem a resposta pra nenhuma das perguntas feitas aqui, nem eu espero que alguém seja capaz de responder, numa situação dessas, a experiência só denota sofrimento. É doloroso ver o semblante das pessoas quando elas passam por situações nada agradáveis, as palavras mais próximas que podem descrever o que é esse sentimento, é algo como dizer que há um buraco, um vazio dentro, é surreal pensar que existem sofrimentos menores ou maiores, todos sofrem, de uma forma ou de outra, a intensidade depende de como o todo se afeta.
A realidade nos faz enxergar que sonhar vale mais a pena.



Tentei por as ideias em ordem, não se ordenaram da melhor forma possível, mas a essência tá aí.
Livre para identificações e interpretações...

6 comentários:

  1. vc tocou num ponto que eu estava pensando esses dias...pra mim pior que o erro é o sofrimento que ele pode causar.

    TE AMO
    SAudades

    ResponderExcluir
  2. Demorei a vir mas vim deixar aqui o meu comentário... ^^

    Com ordem ou sem ordem, muito bom o seu texto. Adorei. E eu ainda acrescentaria que o sofrimento persiste naquele que não consegue perdoar a si mesmo. O sofrimento... É difícil e algo que tem uma concepção extremamente individual por isso talvez não se tenha respostas "universais" para as perguntas que esse tema gera.

    E é triste concordar que às vezes "A realidade nos faz enxergar que sonhar vale mais a pena."

    Beijooo Máh *-*

    s2

    ResponderExcluir
  3. MEU BROTHER, BOM SEU TEXTO, NO ENTANTO, SOFRE MAIS QUEM NÃO TEM DENTRO SE SI A ESSÊNCIA DA VIDA,
    SOFRER É ALGO HUMANO, DEPENDE DE COMO A PESSOA O VER QUANDO ESTÁ DIANTE DELE,SE FOR UM SOFRIMENTO CAUSADO POR UMA PERDA AMOROSA, ESSE SOFRIMENTO PODE SER CONVERTIDO EM ALEGRIA COM UMA RECONCILIAÇÃO, SE FOR POR MORTE, É PRECISO ENTENDER QUE A VIDA PASSA POR ESSE CAMINHO E QUE APESAR DA DOR, ISSO É NORMAL, É UM MOMENTO APENAS, O SOFRIMENTO PELA CAUSADO PELA MORTE É O MAIS BREVE DE TODOS, POIS EM ALGUNS DIAS A MENTE HUMANA, NÃO MAIS QUESTIONA AQUILO, ELA MEIO QUE ENTENDE O ACONTECIDO.QUERO DEIXAR CLARO QUE PARA TUDO NA VIDA HÁ UMA SOLUÇÃO,SE VIVEMOS E VEMOS AS COISAS DA VIDA COM AMOR , PASIENCIA, RESPEITO E SABEDORIA.
    VIVER NÃO É APENAS RESPIRAR.


    GRANDE ABRAÇO.
    FIQUE COM O PAI DO CÉU.
    FÉ EM JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do texto Má


    Sofrer infelizmente é algo do ser humano.Não existe plena alegria nm plena tristeza. são faces necessárias para sobrevivência humana.
    Como ja foi dito acima, concordo que tudo na vida tem solução, e acrescento que, na minha visão, nada acontece por acaso.
    Para o que erra, se realmente se importa como a pessoa com a qual errou, com certeza aprenderá com seu erro e, se verdadeiramente se arrependeu, não o mais cometerá. E ao q foi machucado, quem sabe não testar sua capacidade de perdoar, ver pelo ângulo do outro e entendê-lo.
    Pra finalizar não concordo com a frase que terminou o texto. Acho q não tem coisa melhor do q aproveitar tudo da vida real, tirando o q ela tem de melhor para nos oferecer, até nas situações ruins, pois como comecei o comentário: não há plena alegria nem plena tristeza, e é necessário o sonho e a realiade. Mas se sempre quisermos nos abrigar nos nossos planejados sonhos, diferente da vida, onde naquele é fácil manipular as situações e fazer com que só existam as boas, ao voltar para realidade sofreremos mais.

    Essa é minha visão de acordo com o que aprendi ate hj na vida, talvez por esta ter sido generosa tenho essa opinião.

    Desculpa meu simuço
    saudadeeeee

    ResponderExcluir