quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

1984... Big Brother... histórias únicas e os ditos fatos...

Com frequência quando converso com alguém ou me perguntam sobre sugestão de livro pra se ler,  faço questão sempre de incluir, independente do gosto, crença, visão política e afins que essa pessoa tenha o grandioso (sim, adjetivo tendencioso, porém sincero) livro "1984" de George Orwell, ele descreve um futuro distópico nos longínquos anos de 1984... sim distantes para o escritor que o escreveu em 1948 (daí a inversão e escolha da data futura), em que vivemos num mundo divido entre 3 grandes potências, sim ele descreveu a Guerra Fria, Oceania, Eurásia e Lestásia... ou seria EUA e Capitalistas, URSS e demais comunistas e a China? No livro ele descreve um mundo em que: "Quem controla o passado, controla o futuro; quem controla o presente, controla o passado... quem controla o passado, controla o futuro" onde o governo no seu jeito "duplipensar" de agir e fazer conduz a sociedade a uma alienação, ao esquecimento dos fatos, ao encobrimento de fatos, e alteração dos fatos... pois sim, o que seria o fato se dependemos de alguém pra descrevê-lo, como algo pode ser fato? Se nós não acreditarmos, em nós mesmos, e naquilo que vimos, deixa de ser fato, vira boato, se perde... e se esquece... o governo do livro na personificação do "Big Brother" (não, não esse da televisão, o nome surgiu do livro mesmo), o Grande Irmão do livro controla a vida da população, garante sua segurança, no trocadilho em inglês "Big Brother watches you" sim, ele zela por nós, mas também nos assiste, não é a toa que em cada lar da Oceania, uma "teletela" se encontra lá pra manter o discurso do partido em dia, e pra observar os cidadãos em suas casas, e em todos os lugares. É incrível a tamanha riqueza de similaridades de um livro escrito a tanto tempo com nossas vidas hoje em dia... temos nossas vidas vigiadas nas redes sociais, pelos próprios vizinhos, pela mídia, pelo governo... 
É assustador pensar o quanto estamos susceptíveis a sermos enganados pelos ditos fatos do momento, ou dos boatos do futuro, o que é fato de verdade? O que é verdade? O que é a verdade? Antes de virar verdade precisamos acreditar... ou seja falso ou verdadeiro quem decide somos nós, se acreditamos nos registros históricos que dizem e "comprovam" que houve um Cabral, e não alguém que tenha forjado toda a nossa história, e é isso que passamos dia após dia.
Antigamente não tinhamos a noção de quanto podemos estar vivendo na Matrix... sim... outra referência... esse medo é real, eu acredito, sabe? É a tal da história única, como nos contou uma vez Chimamanda Ngozi Adichie, escritora nigeriana, mostrando o quão perigoso é acreditar e somente analisar uma história única... considerar apenas a informação de uma única fonte, sem analisar contexto e lados da história é fechar os olhos e viver na Oceania de Orwell, em que mesmo que por um instante você crê que aquilo que te contam é mentira, o fato de todos acreditarem e propagarem como verdade, te faz desacreditar de si, e assimilar o do restante. 
A informação hoje é tão fácil e palpável pra tanta gente... e com isso nós temos responsabilidade com essa informação, não adianta apenas propagar, compartilhar e porque não "curtir", temos que analisar, pra não sermos controlados pelo Grande Irmão... porque no início "A Oceania sempre esteve em guerra com a Eurásia", mas quando menos esperamos "A Oceania sempre esteve em guerra com a Lestásia".

Um comentário: