quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Cogito, ergo sum

Frase em Latim para: Penso, logo existo (René Descartes). Descartes como bom cético* originalmente havia dito: "Eu duvido, logo penso, logo existo", que concluiu nessa síntese que sua existência se relacionava com o fato dele duvidar, e se ele duvida, pensa, e o pensar é a comprovação de sua existência.
Eu penso, logo existo; Você pensa, logo existe; Eu duvido, logo existo; Você duvida, logo existe;
Mas a existência de um ser é comprovada apenas pela sua capacidade de pensar? Uma árvore, ser vivo, é inexistente? Compreendo que Descartes tenha dito que o que torna algo ou alguém ciente de sua vivência é a sua habilidade de pensar. O pensamento creio eu esteja ligado com a capacidade neural dos seres humanos, sua capacidade de criar novas conexões, raciocinar, decidir, no entanto a idéia de que somente aqueles capazes de duvidar e pensar existem é meio abstrato quando se analisa outra questão, tal qual os conceitos de ser vivo para a biologia, ou será que viver não é existir, e vice-versa? A idéia que me vem é que o fato de alguém nascer e crescer não justifica a existência de um ser, o que me faz concordar com Descartes.
Não se limite, pense, crie, exista.





*ser cético não é pejorativo, e nem é sinônimo de cinismo

6 comentários:

  1. realmente o fato de nascer e crescer não justifica a existência de um ser pois muitos agiram de tal forma que fizerão prevalecer sua existência mesmo não estando mais por aki.

    Ps: Vc destruiu!o/

    ResponderExcluir
  2. "A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos"
    (Sigmund Freud)


    Não é o fato de respirarmos, mas ter a noção de quem somos e o que somos nos fazem exitir.

    ResponderExcluir
  3. "Sou aquilo que duvida. Em outras palavras sou uma coisa pensante, ou um espírito.Posso duvidar que eu sou um corpo ou que exista um mundo material onde viva. Não posso, contudo, duvidar de minha dúvida nem da existência do meu pensamento." Descartes

    :)

    ResponderExcluir
  4. "Existir, para um ser consciente, consiste em mudar, mudar para amadurecer, amadurecer para se criar definitivamente"

    [Henry Louis Bérgson, filósofo, FRA, 1859-1941]

    Existir realmente é algo muito complexo, que transcende o fato de um indivíduo nascer e passar por essa vida, simplesmente. Como já disseram ali em cima, não é a tôa que pessoas são lembradas por nós a todo momento mesmo não estando mais aqui...

    Ah, Marlonzinho... você é demais! =)

    ResponderExcluir
  5. sem acrescimos...
    só dizer que gostei do texto!

    ResponderExcluir