terça-feira, 2 de dezembro de 2008

"A dúvida é o preço da pureza." (Jean-Paul Sartre)

Pra começar acho que esse título é o mais apropriado. O que é dúvida pra você? Pra mim é a incerteza, a não convicção, a incapacidade de afirmar. Quando nos remoemos por causa da dúvida em diversos aspectos e ocasiões sentimo-nos debilitados, incapacitados, mas ela é necessária, e quando ocorre nos predispõe a investigar, descobrir, perguntar.
A pergunta e a dúvida se relacionam intimamente, pois muitas das dúvidas são esclarecidas por meio de respostas a perguntas. Não existe pergunta idiota, assim como origem da pergunta existe uma dúvida não idiota também, só há a dúvida quando se conhece um pouco do que se fala, do que se discute, mesmo que pareça tola, a pergunta tem um propósito, e acho que é um propósito parecido com o deste blog, tentar exteriorizar minhas dúvidas, compartilhar idéias [ou somente ter um espaço onde eu possa escrever qualquer baboseira, com o objetivo que alguem leia].
Termino com um trecho de uma música muito interessante:

Um dia me disseram que as nuvens não eram de algodão
Sem querer eles me deram as chaves que abrem essa prisão...
Quem ocupa o trono tem culpa
Quem oculta o crime também
Quem DUVIDA da vida tem culpa
Quem evita a DÚVIDA também tem...

Não evite a dúvida, ela é o preço da pureza.

13 comentários:

  1. Adorei ;)

    Perfeitamente lindo, simples e complexo, como qualquer dúvida. =)

    ResponderExcluir
  2. "Nada há de mais perigoso do que um amigo ignorante; Mais vale um sábio inimigo."
    (Jean de La Fontaine)

    Belo texto, me faz lembrar de um texto que li:

    Se dois homens, que carregam um pão cada, vêm por uma estrada e se encontram, cada um sai com um pão. Contudo, se dois homens, que carregam uma idéia cada, vêm por uma estrada e se encontram, cada um sai com duas idéias.



    Meus parabens, leve essa ideia adiante, estará fazendo muito mais que escrever baboseiras!

    ResponderExcluir
  3. Nossa...
    Tudo maravilhoso! Adorei a idéia, te aconselho a prosseguir! Não são baboseiras, o nome disso é TALENTO!
    =)

    ResponderExcluir
  4. E ainda diz q só aprende coisa q não servem pra nada..'neh'?!
    :)

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, amei a mensagem do texto! qualquer dúvida é interessante, logo nem preciso terminar de falar, não é?!
    Marlonzinho vc tá cheio de talento!!! E quero que mande sempre pra mim esses textos. Tem muitas idéias desse texto aki que serviram pra mim.

    ResponderExcluir
  6. Não sei o que seus colegas vão dizer.
    Mas como pai nada mais justo que também emita o meu comentário. O Texto está bem articulado e muito inspirador.
    orgulho de pai - Onílio Júnior

    ResponderExcluir
  7. vei se a duvida eh o preço da pureza quer dizer q saber a verdade o infecta, e se for parar pra pensar as verdade sobre o mundo são crueis e vís ... ao descobrir que a verdade eh q kd um eh por si vc se torna individualista tb. será que saber a verdade vale a sua pureza? será vale o seu carater?

    ResponderExcluir
  8. Muito bom!Não preciso dizer nada, porque você disse tudo HUAhua ^^ a única coisa que eu digo é que vou continuar visitando seu blog :)

    Beijos querido :*

    ResponderExcluir
  9. se eu postar aqui Marlon vai descobrir? =X

    ResponderExcluir
  10. Sabe como encontrei seu texto?
    digitei no google seu título. Eu não sabia que essa frase era do Jean-Paul Sarte. Quis procurar pois na letra de uma música o verso apareceu entre aspas, então conclui que tinha sido tirado de algum lugar. Para minha surpresa encontrei seu blog e gostei do texto. Ainda mais que adoro essa música que colocou, ela é da mesma banda da música que falei antes... olha ai um trecho:

    "Eu vejo um horizonte trêmulo
    Eu tenho os olhos úmidos"
    "Eu posso estar completamente enganado
    Posso estar correndo pro lado errado"
    Mas "A dúvida é o preço da pureza"
    E é inútil ter certeza"

    ResponderExcluir