sábado, 7 de fevereiro de 2009

Ensaio sobre a loucura

A loucura é algo mais comum do que se costuma achar que ela é, não essa loucura patológica que nos faz mandar as pessoas aos hospícios, a psicologia considera louco todos aqueles que possuem pensamentos "anormais" pela sociedade, às vezes resultado de doença mental. Porém nem todos são doentes mentais, e ainda assim considerados loucos, quem é que nunca pensou que os dragões eram moinhos de vento [Dom Quixote de la Mancha - Cervantes], ou que o Brasil era o melhor país do mundo [O triste fim de Policarpo Quaresma - Lima Barreto], cada um de nós produz pensamentos tidos como loucos pelos outros, e muitos são considerados loucos em suas épocas para se tornarem gênios em outras, falei de Galileu Galilei anteriormente, esse fora considerado louco além de herege, e isso acontece com mais frequência que se imagina, alguns podem achar meus textos um pouco loucos, fora do padrão, mas isso que torna a loucura algo tão importante, sem os ditos "loucos" todos seriam idênticos, pensariam as mesmas trivialidades, e a sociedade não evoluiria.
Na realidade a maioria de nós é louco, e aqueles que não são ou pelo menos acham que não são, são os verdadeiros loucos, porque verdadeiros? Lembra do conceito de loucura supracitado da psicologia? Pensamento anormal, se todos se acham loucos, os que não se acham são os "anormais", logo são loucos. Ou seja, no fim das contas, somos todos loucos sem exceções, loucura não acha?

;)

14 comentários:

  1. aah, gostei do texto. Bem interessante xD e o mais louco é que ele tem sentido. haha quero ver o dia que eu vou atingir esse patamar...

    e a história, sempre regada por loucos, futuros rotulados vanguardistas x)

    ResponderExcluir
  2. Brigado pelo elogio ao texto e a mim rsrs, não me considero num patamar diferenciado, mas ainda assim obrigado

    ResponderExcluir
  3. O texto ficou bom, porém achei que ficou faltando uma coisa (sabe o que é neh?? kkkkk....). Nada melhor pra exemplificar o verdadeiro ato de loucura ou de desespero. huahauahu....

    ResponderExcluir
  4. Tamanho ato não poderia ser posto aqui, minha integridade física, e minha situação como universitário seria prejudicada.

    ResponderExcluir
  5. kkkkkkkkkkkk.........
    o mau do povo é o sentimento de vingança neh?? Se não fosse isso..
    hehe..

    ResponderExcluir
  6. Isso tudo é bem compreensível mas é apenas mais um conceito que também foi imposto nas nossas mentes, o conceito de que ser diferente é normal e que todos somos loucos. Aos poucos isso se tornou comum, mas você já parou pra pensar porque você pensa assim? Talvez porque hoje em dia não haja consequências por ser assim e essa seria a "liberdade" de se expressar. Em outros tempos poucos diriam que são loucos ou assumiriam pra si mesmos algo assim... Enfim acho que ser louco ou normal são apenas conceitos limitados demais pra um ser humano que possui tantas facetas por assim dizer. Eu sou o tudo e o nada ao mesmo tempo. Falo por mim. hsuahsuahshas
    Loucura não é? xD

    Amei o texto Má!!! ;*****
    Como sempre!

    ResponderExcluir
  7. "sou o tudo e o nada" sem meio termos... huuumm gostei ²

    ResponderExcluir
  8. "no fim das contas, somos todos loucos sem exceções"

    =]

    adorei o tema!
    hehe

    ResponderExcluir
  9. Sempre achei a loucura o estágio máximo de evolução que um ser humano pode atingir, não a patológica, mas a dos que pensam de mais...
    Se olhar para dentro de si mesmo, bem no fundo, nos lugares mais obscuros de sua ''alma'', encontrará o desespero, os pensamentos ''anormais'', a insanidade.

    ''O sonho é a loucura de um. A razão é sem dúvida a loucura de todos''. André Suarés

    A verdade é que não sabemos nem o que é razão...

    ResponderExcluir
  10. Todos nós consideramos outras pessoas loucas por não compreendermos o que é normal para o outro.

    ResponderExcluir
  11. Adorei. Fantástico seu texto Marlonzinho :] e concordo plenamente. Não há ninguém nesse mundo sem um pouco de insanidade na cabeça, não há ninguém que não seja um pouco louco. E a todo tempo estamos cometendo pequenas loucuras...Somos assim :)

    ResponderExcluir
  12. Sim!'Loucos' de ontem são idolatrados hoje!'Loucos' de ontem foram execrados ontem e são execrados hoje.'Loucos' de hoje são execrados hoje e serão execrados amanhã, quem sabe?! 'Loucos'hereges de ontem hoje são santos! É uma loucura completa!! Os homens julgam a si mesmos e se condenam sabendo que a História e o Tempo - os grandes poderes que absolvem ou rejeitam papéis, pessoas, idéias - são os grandes juízes da humanidade e do homem, pois o que faz um vilão não são somente as suas ações, e sim os relatos sobre sua 'fama' ou seus defeitos. E é assim também com os loucos que só são taxados de tal maneira não por serem fisiologicamente loucos - é claro que esse caso não está em questão nem está sendo discutido aqui - mas por escolherem um outro caminho, por defenderem outras posições, por agarrarem-se a outros messias, etc.. Contudo não 'relativiso' o estado de loucura de alguns que são seguramente aceitos como tais. Questiono somente, como Marlon o fez, o crédito que alguns levam de loucos.

    Loucos somos todos nós, humanos, que gastamos milhões em sapatos, roupas e fast-food enquanto vizinhos se contorcem e devoram as próprias entranhas. Loucos somos nós, humanos, que gostamos de construir mais prisões que escolas. Loucos somos nós que queremos abraçar nossa família, transar com a namorada e matar alguns iraquianos ou palestinos - ou israelenses, que seja! - ao mesmo tempo. Pode ser meio clichê o que eu disse acima mas pra mim tem outro nome: loucura!

    ResponderExcluir
  13. Olhando agora, achei o meu comentário mais idiota do que estava parecendo!

    ResponderExcluir