terça-feira, 21 de julho de 2009

O melhor pra nós

Já se perguntou o que é o melhor pra você? Eu já, muitas vezes, e às vezes sei exatamente qual o melhor pra mim, mas por teimosia, ou por medo, ou quem sabe, por segurança, me mantenho no estado que me encontro ou opto pela opção mais cômoda. Isso é ruim, é desperdício, e é acima disso tudo, um erro... mas costumo errar bastante, e sou quem sou, por causa dos erros que cometi, muito mais pelos erros do que pelos acertos, acertos trazem mais soberba, já os erros trazem humildade e reflexão.
O melhor pra nós quem decide somos nós, mas não Nós, eu e vocês, e sim nós, apenas pluralizando a primeira pessoa, o melhor pra mim só quem pode decidir sou eu. Acho muito nobre quando alguém diz, "estou fazendo isso por você, pra não te machucar, ou pra você se sentir melhor" [diferente do "estou fazendo isso por nós", quando realmente sincero], porém, se isso vai contra o que eu quero, o que eu considero melhor pra mim, então é inútil, só estará trazendo dor, angústia, tristeza, o meu melhor, eu escolho, se porventura não for esse o melhor, o depois é preocupação futura, viver o momento é mais importante, como se tudo fosse durar uma eternidade, mesmo que por alguma razão não dure.

"[...]Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure."
[Vinícius de Moraes]

8 comentários:

  1. De acordo com o meu ponto de vista, tudo o que e faz é para nos sentirmos melhor. Mesmo quando falamos que estamos fazendo pelo outro (o que realmente pode ser verdade), estamos fazendo por nó também, porque fazer pelo outro é nos fazer bem. Eu acredito que não se pode separar isso. E agir de acordo com o que se acredita, contanto que isso não prejudique ninguém, é a melhor forma de viver bem consigo mesmo.

    Ótimo texto e linda citação de Vinícius de Morais! Sou muito fã dele *-*

    ;*****

    ResponderExcluir
  2. acho que só cada um pra saber o que é melhor pra si mesmo,
    problema é que muita coisa não depende só da gente.
    =/

    reflexão interessante! ^^

    ResponderExcluir
  3. Se ficar o bicho pega, se correr...

    provavelmente se arrependerá por qualquer decisão que tomar nesses momentos.

    mas como já dito: reflexão interessante! ^^

    ResponderExcluir
  4. Muitas vezes pensei estar sendo altruista por tomar decisões que beneficiavam outros. Ilusão, se isso fosse realmente altruismo eu já teria sido canonizada.
    Sejamos sinceros, todas as nossas ações(sem exeção)são autodirigidas. Todo amor é, no fundo, amor próprio.

    ResponderExcluir
  5. Muitas vezes para evitar que alguém saia machucado escolhemos outra saida q é não a melhor coisa pra nos. O que temos que colocar na balança é o qto estamos traindo a si próprio e o qto vale saber que alguém está feliz por causa da nossa atitude

    ResponderExcluir
  6. Para mim, não é por teimosia que você ou quaisquer pessoas tomam certas decisões que por ventura resultarão em "erro". No romance "A insustentável leveza do ser" há um personagem que fala que as escolhas são tão difíceis e é "desculpável" que as pessoas cometam certos erros porque elas só vivem uma vez. Nunca se sabe se faremos escolhas corretas e, por isso, erramos tanto, porque nunca tivemos esse ou aquele tipo de experiência. É a primeira vida que você vive. É claro que existem erros e acertos. Resta a você saber identificar qual é qual. Eu tenho minhas próprias idéias de erro e acerto. E, por isso, é claro, penso estar mais próximo ou do lado da verdade. E é a partir de quando assumimos um posição do que é certo ou errado que estaremos mais próximos do acerto em nossas mentes. Se as posições são boas ou más, aprendemos com a vida.

    ResponderExcluir