segunda-feira, 22 de março de 2010

Sodoma e Gomorra


Pra quem não conhece a Bíblia [meu caso, partes que me vieram ao interesse, como essa] Sodoma e Gomorra são duas cidades destruídas por Deus, sendo a justificativa os atos cruéis, imorais, hedonistas presumo, de seus habitantes.
Verdadeira fúria divina? Verdadeira omissão humana? Não conheci Sodoma, muito menos Gomorra, mas não creio que sejam muito diferentes das nossas cidades, a diferença, é que ou tudo ficou muito normal, ou muito banal.
...
Amsterdã, Nova Orleans, Genebra, Rio de Janeiro.
...
Pessoas diferentes, atos semelhantes? Pessoas iguais, atos diferentes? Não... só pessoas, boas ou más, puras ou devassas, simples ou complexas, novamente não, só pessoas. O caráter não se define por quem ela é, nem pelo que ela faz - o que define então? - nada define, a vida e os erros moldam, mas continuam a ser pessoas. Corrompidas? Não... só pessoas, que pregam sua falsa moral, ou sua imoralidade, ninguém se corrompe, se é e se revela, vive-se em Sodoma e Gomorra, mas agora quem escreve o livro pra no futuro lerem? Pois tudo é tão normal, a parte do humano no ser é quem garante tudo que fazemos, justificar pra quê? São só pessoas, e enquanto presas a essa condição forem, nada se justifica, nada se entende, assistimos, com direito a vaiar ou aplaudir, plateia e palco ao mesmo tempo.
No fim, Sodoma e Gomorra.




PS: Não me atrevo a falar de religião, sou pouco religioso, só uma pequena lembrança.

4 comentários:

  1. Visao interessante sobre a existencia humana. Merece releitura para compreensao... Enfim: Amei! *_*v

    ResponderExcluir
  2. "Apenas pessoas..."

    Seria tão mais simples se não tivéssemos que definir ou explicar tudo... Mas não devíamos fazer isso porque como dizia Clarice Lispector:
    "De quase tudo que importa não se sabe falar..."

    ResponderExcluir
  3. A oportunidade que faz o ladrão.
    A oportunidade que revela o ladrão.

    ResponderExcluir