segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Tristeza

É um estado de espírito, ouvi de uma amiga [Priscila] que não se é triste e sim que se está triste, lembrei-me de um verbo do inglês, o conhecido "to be", traduzindo significa ser ou estar, se eu disser: I am sad, quero dizer que sou ou que estou triste, mas é costumeiro aceitar o caso somente como estar triste.
Realmente é difícil pensar que alguém seja triste, a tristeza é passageira, essa mesma amiga me disse que todo problema tem solução, mas e se a solução ficar escapando da gente sempre? E se a solução prejudicar alguém de alguma forma, trazer a tristeza a outrem?
Disse antes: "Desilusões, decepções, tristezas são melhores professores que a vitória", essa minha amiga [Piu ^^] me disse que ela sempre olha o lado bom das coisas ruins, vou tentar fazer o mesmo, e tentar aprender também, porque os melhores professores devem ensinar muito bem.



PS: o texto acho que não segue a linha do blog, mas é meio que um desabafo, claro que tá longe de ser um, mas pra mim serve.
Ps1: Piu se quiser retiro seu nome, nem pedi pra usar :/

23 comentários:

  1. acho que não dá pra definir a tristeza...
    uma coisa apertada no peito, na garganta, vontade de sumir, esquecer tudo, se esconder talvez...
    mas como quase todos sentimentos e sensações eles passam...

    sempre passam!

    =]

    ResponderExcluir
  2. Não se preocupe Má, pode usar meu nome sim. ;)
    Quando estamos tristes e temos um problema (ou vários) costumamos a fazer mais perguntas que o normal (e olhe que pessoas como nós sempre nos indagamos muito sobre nós, sobre as coisas, sobre tudo) e acabamos nos perdendo na busca pelas respostas. Por mais que as coisas pareçam difíceis sempre haverá uma forma simples de ver. Ponto de vista é uma coisa muito relativa. E só depende de você. Pessoas sempre ficaram, ficam e ficarão tristes e felizes o tempo todo, porque a nossa vida é cheia de opostos, mas as coisas ruins passam e as coisas boas devem ficar em nossos corações e em nossas vidas, trata-se de valorizar o que é bom. Nem sempre é fácil ver isso tudo. Ninguém disse que seria fácil, mas não é impossível. E nós nascemos para sermos felizes. Tudo o que você faz com sinceridade e com o coração cheio de boas intenções não pode realmente magoar ou causar mal a outrem. Isso pode ser difícil por um tempo mas se for feito de coração tudo vai ficar bem mais cedo ou mais tarde, mas ficará tudo bem. Deixe que tudo que não for bom passar. E saiba que "All gonna be alright".

    ResponderExcluir
  3. Ah a tristeza...a necessária tristeza.
    Só atravez dela mergulhamos dentro de nós mesmos e questionamos a maior das questões, a existência.
    Enquanto os ingnorantes se encontram em uma busca obsessiva pela felicidade(quase sempre vazia de sentido), os sábios exultam em sua melancolia.
    Um mundo sem tristeza seria um mundo sem arte e sem filósofos, ou seja, seria falso.

    "A maior trajéia é viver sem trajédia"

    ResponderExcluir
  4. "Against Happiness: In Praise of Melancholy".
    Eric G. Wilson.

    Leu?

    ResponderExcluir
  5. Karla Driele...
    sabe quem é?

    ResponderExcluir
  6. não li ainda, mas pretendo

    ResponderExcluir
  7. Sei, sei quem é, minha ex-colega, que nem imaginava que viesse aqui

    ResponderExcluir
  8. Você sabe muito pouco sobre a sua ex-colega

    ResponderExcluir
  9. Verdade. Comente sempre que quiser, mas sem usar o anonimato seria melhor

    ResponderExcluir
  10. O anonimato dá um charme...

    ResponderExcluir
  11. Porém muitas variaveis xD

    ResponderExcluir
  12. Porém muitas variaveis xD

    fui eu... o.O

    ResponderExcluir
  13. O texto está ruim, na minha opinião, mas se segue o tom de uma confissão ou desabafo não precisa ter boa qualidade, necessariamente. Acho que a melancolia é sim a alma da vida e concordo com a afirmação de Karla (se não me engano) de que " a maior tragédia é viver sem tragédia". Bem..., em tom de desabafo está também o meu comentário do texto anterior e que está relacionado diretamente com o último. Lá, no comentário, afirmo que é impossível e demasiadamente chata uma vida ser realizada e/ou vivida sem algum tipo de sofrimento e que o sofrimento é o caminho para a felicidade e para o paraíso (que, volto a insistir, não passa de um estado de espírito). Aos interessados - excluindo Marlon, que muito provalvelmente já lê tudo o que é postado aqui - procure o meu comentário do texto anterior, "Aprendendo a viver", e, se quiserem, critiquem ou me contatem para criticar.

    P.S.: Na verdade, não vejo com otimismo a vida ou obstáculos que ela impõe sobre nós e não acho que deveria ver. O otimismo traz somente desilusões, acima de tudo. Reitero a minha concordância com frase de Karla.

    ResponderExcluir
  14. "Talvez este mundo seja o inferno de outro planeta." Aldous Huxley

    "É melhor ser pessimista do que otimista. O pessimista fica feliz quando acerta e quando erra." (Millôr Fernandes)

    ResponderExcluir
  15. O anonimato dá mesmo um charme a mais!!

    :D

    ResponderExcluir
  16. Às vezes passamos por situações em que nos encontramos em uma tristeza tão profunda que achamos que nunca vamos voltar a sorrir, mas sempre há algo que nos dá força para ressurgir como uma fenix nos fazer vencer!

    ResponderExcluir
  17. sinceramente,cara,na minha opinião esse foi o texto mais original que você já postou nesse blog.Contradizendo o que você disse, acho que esse texto tem tudo a ver com o blog.Acredito que você tenha pensando em buscar muitas respostas quando o criou,e temas como esse nos fazem reflefir e buscar essas respostas.Talvez você tenha desabafado por todos nós e não saiba.

    ResponderExcluir
  18. Sinceramente, relendo os comentários, não acho que "All gonna be alright". "All" é um pouco demais!!

    ResponderExcluir
  19. Depende do que você considera " All ". ;)

    ResponderExcluir
  20. A tristeza é a conexão mais próxima da filosofia. Um ser questionador não é triste, mas enxerga além das trivialidades.

    ResponderExcluir